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O cicloturismo abrange todas as faixas etárias e não exige um condicionamento fÃsico especial, sendo acessÃvel a um grande número de pessoas. Por não ser uma competição, cada um determina seu próprio ritmo e objetivo.
Os principais riscos do cicloturismo aparecem quando se realiza um percurso de uma dificuldade acima da qual se está preparado em termos fÃsicos ou técnicos. No caso de iniciantes, o maior perigo é uma queda devido à falta de domÃnio sobre a bicicleta. Antes de sair para um passeio maior, deve-se treinar num local com nÃvel de dificuldade baixo.
Para os mais experientes, o risco está geralmente no excesso de velocidade ou nas manobras arriscadas. Deve-se sempre andar numa velocidade baixa, qualquer que seja a habilidade ou experiência do praticante.
Outro risco são os acidentes de trânsito. Em estradas de asfalto pedale no acostamento e evite as estradas movimentadas. Jamais pedale na contra-mão.
- Quando comprar uma bicicleta nova, antes de usá-la leve-a a uma oficina para uma revisão, pois muitas peças podem vir de fábrica soltas ou desreguladas.
• Esteja seguro de que você ou alguém do grupo possa realizar pequenos consertos e ajustes na bicicleta;
• Respeite para ser respeitado: sinalize suas ações para outros veÃculos e dê a preferência aos pedestres;
• Sempre deixe avisado para onde você está indo e o horário de chegada previsto;
• Estude bem o roteiro para onde irá. Em alguns casos é bom estar preparado, levando alguns equipamentos extras como: capa de chuva, lanterna, agasalho e óculos escuros;
• Muito cuidado com o excesso de sol. Beba muita água sempre (mesmo antes de sentir sede) e use filtro solar;
• Calcule para sempre sobrar um pouco de água e alimento para o caso de algum imprevisto.
Usuário:
- O usuário deverá ter condições de segurança durante o passeio, evitando rodovias com grande fluxo de veÃculos;
- O prestador do serviço deve obter a autorização por escrito dos pais ou responsáveis no caso de usuários menores de 18 anos;
- O participante deve ser informado do grau de dificuldade fÃsica e técnica do passeio e sua duração;
- O prestador deve informar ao participante, no ato da contratação do serviço, dos itens básicos indispensáveis e os especÃficos para cada passeio, tais como capacete, luva, vestuário adequado, farol, protetor solar, água, alimentação e outros;
- O usuário deve ser informado se haverá ou não carro de apoio durante todo o percurso do passeio, bem como sobre peças de reposição e ferramentas para mecânica de emergência;
- Deve ser realizado um percurso preliminar, a fim de que o prestador de serviço possa identificar se a aptidão técnica do participante e seu equipamento estão adequados ao trajeto a ser percorrido;
- O usuário deve ser instruÃdo a respeito das normas de trânsito e da maneira de conduzir a bicicleta dentro de um grupo de ciclistas;
- O usuário deve preencher ficha com dados médicos antes do passeio. No caso do prestador de serviço oferecer bicicletas aos participantes, deverá observar as seguintes condições nas mesmas:
Bicicleta:
- As bicicletas devem estar em bom estado de conservação, tendo passado por uma revisão geral anterior ao passeio;
- A bicicleta oferecida deverá ter tamanho de quadro adequado à altura do participante. Deverão ser fornecidos os seguintes equipamentos no caso do participante não possuÃ-los:
Equipamento
- Capacete;
- Luvas;
- Caramanholas;
- Bolsa de selim, de guidão ou similar, onde o participante possa levar objetos pessoais, não utilizando mochila nas costas.
- Os passeios deverão ser acompanhados por monitor, maior de 18 anos, e comprovadamente conhecedor da atividade;
- O monitor deve ser competente para identificar as limitações do participante e ajustar as atividades para suas limitações;
- Todos os usuários devem ser considerados iniciantes até prova em contrário;
- O monitor deve ter conhecimento básico de mecânica de bicicletas para realizar pequenos consertos e ajustes;
- Para passeios com carro de apoio, cada grupo de no máximo 10 clientes deve ser acompanhado de 1 monitor. O número mÃnimo de monitores deve ser 2, mesmo que o grupo tenha menos que 10 clientes;
- Para passeios sem carro de apoio, cada grupo de no máximo 5 clientes deve ser acompanhado por 1 monitor. O número mÃnimo de monitores deve ser 2, mesmo que o grupo tenha menos que 5 clientes;
- A quantidade de clientes por monitor pode ser menor do as citadas acima, de acordo com o grau de dificuldade e os riscos envolvidos no percurso;
- Um monitor deverá se posicionar na frente do grupo e outro atrás. Ambos deverão ter rádios de comunicação;
- Os monitores devem manter o grupo coeso e não permitir que os clientes avancem além do primeiro monitor ou fiquem atrás do último. A distância entre o monitor da frente e o de trás deve permitir a comunicação via rádio permanente;
- O carro de apoio deve fazer o eventual transporte de pessoas no interior do veÃculo, não utilizando a caçamba para esta finalidade;
- Os monitores devem obrigatoriamente ter treinamento em primeiros socorros e conhecimento dos principais hospitais ou centros médicos da região;
- Os monitores devem ter pleno conhecimento do roteiro, bem como de possÃveis rotas alternativas para a diminuição de percurso;
- Durante todo o percurso os monitores deverão estar atentos à s condições fÃsicas dos clientes, inclusive em relação à hidratação.
São Paulo: Indaiatuba
Como viajar em segurança com os amigos.
Para verificar se uma empresa de turismo é registrada, consulte o site do Ministério do Turismo www.cadastur.turismo.gov.br