PRESS RELEASE

Férias de Verão Mais Seguras

A informação salva vidas no turismo. E é esse o propósito da ONG Férias Vivas, que foi projetado para o aplicativo EU VIVI: uma ferramenta gratuita de troca de informações sobre a segurança dos pontos turísticos entre pessoas que conhecem o local e viajantes.

Eu adoro viajar, mas quando o assunto é segurança, percebo que, muitas vezes, ela não vai na mala dos viajantes e nem está disponível no local turístico. E neste desencontro de informação é quando ocorrem os acidentes, que muitas vezes são fatais.

Quando analisamos minuciosamente os dados, tal fato fica ainda mais evidente: 77% dos acidentes seriam evitados com o uso correto de equipamento de proteção, como capacetes e coletes salva-vidas, de acordo com dados coletados no Relatório Brasileiro de Acidentes de Turismo (RBAT). Ainda, 93% dos locais que foram palco de acidentes não possuíam sinalização sobre os riscos. Não se trata de acaso, cada ação tem uma consequência.

Por isso, o aplicativo EU VIVI nasceu. Percebemos que não existia nenhum local que centralizasse essas informações e que fosse de fácil acesso. Queremos evitar que haja acidentes recorrentes acontecendo pelos mesmos motivos e compartilhar as informações com todos os viajantes. Queremos criar a cultura da segurança por meio de melhorias contínuas.

Por exemplo, imagine que você está viajando para São Francisco de Paula – RS e passe pela Barragem do Salto. Está um dia quente e você resolve dar um mergulho na água para se refrescar. E, ao fazer isso, acaba se expondo ao risco de afogamento, pois não é permitido banho no local e você não sabia: esse é um alerta real do aplicativo EU VIVI, que exemplifica na prática, como ele pode colaborar na prevenção de acidentes.

O que queremos com o aplicativo EU VIVI é justamente acompanhar todos aqueles que buscam viajar com segurança, dando voz para que, com as informações corretas, evite-se acidentes. O aplicativo EU VIVI é uma ferramenta de mapeamento da segurança no turismo gratuita. Ou seja, nele os viajantes que estão indo conhecer um determinado ponto turístico tem a possibilidade consultar as experiências de pessoas que já estiveram lá, tanto positivas, quanto negativas. E, após a sua visita, também podem contribuir com os seus comentários.

Já passamos os 200 relatos no aplicativo. E com a sua colaboração, mais viajantes poderão planejar a sua viagem com segurança. Imagina o impacto de salvar uma vida disseminando informação detalhada sobre situações de risco a evitar no destino turístico.

Por Silvia Basile, idealizadora da ONG Férias Vivas

Download Google Play
Download App Store

O APP EU VIVI

O APP EU VIVI é uma ferramenta gratuita e colaborativa de mapeamento da segurança em atividades turísticas no Brasil.

Com este aplicativo, você pode compartilhar e consultar em tempo real situações de riscos, acidentes e boas práticas!

Nosso objetivo é acompanhar turistas e profissionais de turismo na prevenção de acidentes, garantindo, assim, segurança e tranquilidade para suas viagens.

0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos