PRESS RELEASE

Onde o Turista Tem Voz: A Importância do Planejamento e da Informação para uma Viagem Segura

Qual foi o último lugar que você visitou? E, como foi a sua experiência? A verdade é que quando pensamos em viagem, e até mesmo, pequenos passeios de lazer, planejamos quase tudo: exceto o nosso conforto e segurança no destino.

Ninguém gosta de enfrentar dificuldades durante o lazer, certo? Por mais distantes que essas dificuldades pareçam estar, ninguém está livre de passar por algum perrengue. É por isso que o planejamento é essencial para ter uma experiência mais confortável e segura nos destinos brasileiros.

Acredito que a informação é o ponto chave neste planejamento. Ter um local que centralize as informações, otimiza o tempo do viajante e, gera uma relevante fonte de dados sobre o turismo brasileiro. Como consultor de gestão da segurança no turismo no RS, indico o APP EU VIVI para os turistas. A ferramenta é gratuita e colaborativa. Todos os turistas, moradores e profissionais da área podem consultar e adicionar suas experiências boas ou ruins na região.

Em 29 anos de atuação no turismo, não foram poucos os casos que presenciei negligência por parte dos prestadores de serviços, falha ou ausência de equipamentos e/ou estruturas de segurança. Somado a isso, testemunhei muitos viajantes passando por dificuldades como: dificuldade para acessar uma área íngreme de carro, percorrer longos trajetos com roupas inadequadas, passar frio, ficar desorientado e sem comunicação, etc. E se fosse possível reduzir ou evitar perigos e acidentes previsíveis com apenas uma busca?

A segurança e o conforto do viajante dependem, em parte, do conhecimento e da preparação prévia. O APP EU VIVI não apenas oferece informações cruciais para uma viagem segura, mas também dá voz às pessoas, permitindo que elas compartilhem a sua percepção sobre o lugar. Já que, em uma viagem, cada voz importa, e cada dica pode fazer toda a diferença.

Que possamos viajar com mais segurança, conhecimento e tranquilidade. Afinal, uma viagem segura é uma viagem mais memorável.

Por Luis Marcelo Rodrigues

Consultor em Gestão da Segurança ISO 21101 e Embaixador da ONG Férias Vivas

Download Google Play
Download App Store

O APP EU VIVI

O APP EU VIVI é uma ferramenta gratuita e colaborativa de mapeamento da segurança em atividades turísticas no Brasil.

Com este aplicativo, você pode compartilhar e consultar em tempo real situações de riscos, acidentes e boas práticas!

Nosso objetivo é acompanhar turistas e profissionais de turismo na prevenção de acidentes, garantindo, assim, segurança e tranquilidade para suas viagens.

0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos