PORTA-VOZ

LUIS MARCELO RODRIGUES

O Luis Marcelo é um defensor imbatível da segurança turística e levanta essa bandeira em seus trabalhos de consultoria pela Nomas Descobrir é Preciso. Já ajudou muitos empresários na implementação de Sistemas de Gestão de Segurança para suas operações turísticas de caminhada, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, motorizada e parques de arvorismo. Além disso, o Luis Marcelo é referência quando o assunto é capacitação de condutores de aventura. Em seus cursos, o Luis Marcelo orienta a criação de protocolos operacionais e administrativos que servirão para que o destino tenha controle sobre os riscos locais.

Sua mais recente contribuição tem sido a democratização do conhecimento, criando conteúdos ricos em suas redes sociais, onde nos conta sobre:

  • A importância de ter os equipamentos operacionais e de emergências revisados e prontos para uso.
  • O planejamento eficiente com protocolos bem desenvolvidos e controles estabelecidos para, por exemplo, fazer a checagem da meteorologia.
  • A avaliação de condições que afetam a qualidade e segurança do serviço, como o tipo de terreno e a capacidade física dos condutores e participantes.
  • Infraestrutura viária e cumprimento de Leis e Normas Técnicas para rotas autoguiadas no turismo.
  • Envolvimento comunitário e do trade nos projetos de desenvolvimento do turismo local.

Os projetos mais recentes do Luis Marcelo são de estruturação das rotas de visitação da região Sul do país, como a mais recente na terra do Salto do Yucumã! Com sua assessoria, as Rotas Autoguiadas de Cicloturismo e de Caminhada estão sendo estruturadas em mais de 60 municípios e permitem que o turista possa planejar e realizar sua viagem com segurança.

POR QUE O MAPEAMENTO DA SEGURANÇA TURÍSTICA É TÃO IMPORTANTE?

“De uma maneira geral, todas as atividades do setor do turismo oferecem algum tipo de perigo, seja em um ambiente público ou privado. Em ambos os casos, é importante ter conhecimento sobre locais que oferecem boas práticas, como um mirante que tenha estruturas adequadas e seguras, ou um passeio a cavalo que tenha condutores responsáveis, equipamentos e animais adequados ao público atendido, garantindo que os participantes voltem da atividade íntegros e mais felizes!

Mas nem tudo são flores!

Dentro desse contexto, o aplicativo EU VIVI é uma ótima ferramenta! Ele oferece a oportunidade para você verificar com antecedência a reputação destes locais podendo escolher ou não por visitá-los, porém é muito importante a sua contribuição. Com um simples toque no botão de localização, você confirma onde você está, descreve sua experiência como positiva (boas práticas) ou negativa (situação de risco, acidente ou acidente fatal), inserindo fotos. No final, você escolhe se quer ou não inserir CPF (não será divulgado) ou relato anônimo, pronto!

Através do aplicativo EU VIVI, temos uma oportunidade única como sociedade, de contribuir com um turismo mais responsável, respaldando organizações públicas ou privadas, indicando boas práticas, ou apontando oportunidades de melhorias necessárias, para que tenhamos um setor turístico mais confortável e seguro para todos. Afinal queremos Férias Vivas!!“

LUIS MARCELO RODRIGUES – Porta-voz do Aplicativo EU VIVI

0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos