PORTA-VOZ

RICARDO ROITBURD

O Ricardo é educador e guia de turismo, credenciais que o incentivam a dizer que o conhecimento “transborda as paredes da sala de aula”. Atuante no Senac São Miguel Paulista, ele proporciona para os seus alunos saídas de campo que ampliam a percepção sobre o espaço cultural e a natureza no entorno da metrópole de São Paulo, da Avenida Paulista à Pedra do Lagarto em Mogi das Cruzes. Sua turma já realizou, inclusive, estudos para diminuição do impacto do turismo de massa no litoral de Ubatuba-SP. A sala de aula do Prof. Ricardo é repleta de futuros profissionais de turismo conscientes de suas responsabilidades e potenciais.

Em sua atuação como educador, Ricardo dissemina com afã conhecimentos para que cada vez mais profissionais de turismo possam:

  • Identificar os perigos e fazer uso adequado de equipamentos de segurança
  • Minimizar e eliminar os riscos e perigos das atividades de turismo de aventura
  • Aplicar os procedimentos de emergência em todo o processo de desenvolvimento das atividades
  • Transmitir conforto, calma e segurança aos participantes para realização das atividades
  • Comunicar as atividades de forma clara e articulada

Ele defende que a essência do trabalho do Guia de Turismo e do Condutor de Turismo de Aventura é o foco nas pessoas. Pensando na segurança turística, ele tem buscado a melhoria contínua dos conteúdos curriculares. Recentemente, foi um dos responsáveis pela reformulação do curso de Condutor de Turismo de Aventura do SENAC-SP, sendo o diferencial do novo programa curricular a experiência prática na avaliação de riscos e no planejamento de rotas.

POR QUE O MAPEAMENTO DA SEGURANÇA TURÍSTICA É TÃO IMPORTANTE?

O mapeamento da segurança turística é a principal ferramente para o levantamento de dados primários sobre a situação do turismo no Brasil. É através deste mapeamento que poderemos entender a qualidade do serviço turístico prestado, bem como os pontos de desenvolvimento e as boas práticas que devem sempre ser disseminadas.

RICARDO ROITBURD – Porta-voz do Aplicativo EU VIVI



0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos