Quem somos

A Férias Vivas Consultoria

Desde sua fundação, em 2002, a Férias Vivas se envolveu na elaboração de projetos no âmbito municipal, estadual e federal sobre planejamento estratégico para a segurança turística.

Foram inúmeras palestras de sensibilização tanto em destinos consolidados como em municípios que ainda estavam descobrindo seu potencial turístico. Foram realizadas capacitações de empresários e proprietários de atrativos naturais, destacando a responsabilidade (civil, penal, objetiva e solidária) de cada participante e criados planos de gerenciamento de risco para agências de turismo.

Do levantamento de acidentes em serviços turísticos para subsidiar o planejamento de ações de prevenção de acidentes em todo o país à primeira implementação do Sistema de Gestão da Segurança no Parque dos Sonhos, em Socorro-SP, cada projeto se tornou uma vitrine da aplicação prática da prevenção de acidentes e segurança como diferencial de qualidade e motor para a profissionalização e desenvolvimento da atividade turística em toda a região.

Ficamos muito felizes a cada solicitação que a Férias Vivas recebe dos órgãos públicos e empresas interessados em desenvolver atividades turísticas com maior segurança e pelo reconhecimento ao longo desses anos de atuação.

Uma nova fase para o setor de turismo e para a Férias Vivas Consultoria

No ano de 2020, nossa equipe viu crescer o interesse e o comprometimento da gestão pública na articulação de ações de segurança turística. Frente aos desafios impostos pela pandemia, os órgãos públicos se tornaram verdadeiros aliados do empresariado, disseminando protocolos de segurança sanitária e criando uma gestão participativa de análise de riscos.

O setor de turismo tem se mobilizado e se reestruturado para voltar mais preparado e consciente. A segurança entrou em pauta de vez. Mesmo em situações de poucos recursos, os destinos estão se aproximando da visão de prevenção de riscos no longo prazo defendida pela Associação Férias Vivas.

Tomamos, assim, uma decisão estratégica de poder transformar nossa expertise em uma fonte de recursos para impulsionar os projetos de sensibilização da ONG Férias Vivas, com destaque para o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa de mapeamento da segurança turística, concebida, desenvolvida e mantida desde 2017 pela Associação Férias Vivas.

ESTAMOS REGULARIZADOS PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS MENCIONADOS NESTE PORTFÓLIO. VEJA NOSSA DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A NOSSA CONTRATAÇÃO.

Nossos consultores

Aline Bammann

Férias Vivas Consultoria

Consultora em advocacy, Aline Bammann possui experiência com projetos de alto impacto social. Sua trajetória profissional foi construída com uma ênfase em comunicação institucional. Ela se dedica à elaboração de estratégias de sensibilização envolvendo a prevenção de riscos no setor de turismo. E possui larga experiência com palestras e campanhas de conscientização. Formada em Administração Pública, está se especializando em comunicação, informação e mídias pela Université Grenoble-Alpes.

Carla Minozzo

Férias Vivas Consultoria

Consultora especialista, Carla Minozzo liderou diversos projetos na área de gestão pública, como por exemplo o Planejamento Estratégico de Economia Criativa para a SDECTI/SP, enquanto esteve na Fundação Vanzolini. Foi consultora técnica e supervisora de campo do mapeamento das atividades e gastos de turistas para pesquisa de turismo internacional da FIPE/Mtur. Especialista em educação profissional, ações formativas e planejamento estratégico. Carla é graduada em Turismo pela ECA/USP e mestre em educação pela Universidade do Porto e pela Université de Reims.

Sabrina Saltori

Férias Vivas Consultoria

Consultora na Associação Férias Vivas, Sabrina Saltori dedica seu tempo à elaboração de artigos técnicos. No dia-a-dia, busca a democratização do conhecimento de temas voltados à gestão de riscos para o site da Férias Vivas. Desenvolveu sua experiência com gestão de projetos quando foi presidente do Interact Club de Jundiaí, patrocinado pelo Rotary Club. Enquanto estudante de bacharelado em Turismo, recebeu o prêmio Anhembi Honors da Universidade Anhembi Morumbi. Hoje realiza pesquisas acadêmicas sobre o tema da segurança turística com enfoque municipal.

Silvia Basile

Férias Vivas Consultoria

Diretora-presidente da Associação Férias Vivas, Silvia Basile é reconhecida nacionalmente pela sua participação na criação de padrões internacionais de segurança no turismo. É coordenadora da norma ABNT NBR ISO 21.101 Sistema de Gestão de Segurança para Turismo de Aventura e foi responsável pelo primeiro projeto de implementação dos protocolos de gestão da segurança em Socorro/SP. Contribui com sua expertise para o desenvolvimento de ações de segurança turística. Silvia é arquiteta de formação e possui MBA em Direção de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado.

A missão da Associação Férias Vivas

A Associação Férias Vivas realiza ações de mobilização e iniciativas de geração de conhecimento em prol da adoção de práticas seguras em atividades de turismo.

Nossa missão: Lutar pela conscientização e proteger vidas no turismo nacional.

A organização foi criada em 2002 para orientar o viajante e incentivar a prática segura de atividades no turismo nacional. Nos acidentes de turismo, fala-se em tragédia e casos fortuitos, mas estamos aqui para provar que essas ocorrências são resultado de um planejamento deficiente que coloca vidas em risco. Desde o início, trabalhamos para que o desenvolvimento turístico do país seja feito com segurança, ou seja, com a menor ocorrência de acidentes possível. Com o intuito de proteger vidas e orientar o maior número de pessoas em atividades de turismo e lazer, a Férias Vivas busca soluções em diversas frentes:
  • Disseminação de uma cultura de segurança entre viajantes por meio de orientação gratuita no site e nas redes sociais, palestras, participação em eventos e impressão de material didático.

  • Mobilização e integração de diversos setores da sociedade.
  • Recomendações a todos os setores do poder (Federal, Estadual e Municipal), por meio da participação em grupos de trabalho e projetos de desenvolvimento do setor.
  • Qualificação de profissionais de turismo com projeto de multiplicadores em polos turísticos.
  • Contribuição para a evolução da normatização no âmbito da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas como coordenador da Comissão de Estudo de Sistemas de Gestão da Segurança do Comitê Brasileiro de Turismo.
  • Acompanhamento da evolução da legislação com vistas à melhoria das condições do turismo conforme a Lei Geral do Turismo.

Falar sobre salvar vidas ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 4000 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

O know-how acumulado pelos anos de análises de causas de acidentes de turismo culminou em um repertório riquíssimo que tem se materializado em cursos, consultorias e ações de sensibilização.

“Se a gente conseguiu em todos esses anos salvar uma vida humana, valeu a pena! É esse que é o motor de todo esse projeto: salvar vidas humanas.”

SILVIA BASILE • Fundadora da Associação Férias Vivas
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos