PRESS RELEASE

Oficina Prática do APP EU VIVI nos Cursos de Turismo

Em um setor no qual grande parte dos acidentes poderiam ser evitados com o uso correto de equipamentos de segurança e a orientação assertiva de profissionais, é imprescindível abordarmos a segurança turística desde a formação dos futuros profissionais do setor. Nesse sentido, é necessário buscar constantemente novos pontos de enfoque para o ensino, como a temática da segurança turística, ainda pouco desenvolvida nas salas de aula universitárias.

Um aluno quando tem oportunidade de aprender sobre segurança turística nos cursos de formação fica preparado para lidar com emergências e também se compromete com a qualidade do serviço prestado.Por isso, visando contribuir com a disseminação desse conhecimento, a ONG Férias Vivas oferece oficinas práticas gratuitas do APP EU VIVI para professores de cursos técnicos e universitários interessados em integrar essa temática nas salas de aula.

Durante a oficina, os estudantes são incentivados a analisar incidentes reais ocorridos durante viagens, refletindo sobre os diversos desafios enfrentados pelo setor de turismo, como o overtourism, a deficiência na fiscalização e a inadequação da sinalização, entre outros aspectos. Nesse contexto, a discussão de casos é utilizada como meio de destacar a responsabilidade legal e social inerente à profissão.

Compreendo que, assim como em outras profissões, a formação de profissionais qualificados e adeptos das boas práticas está intrinsecamente ligada às referências que recebem ao longo de sua formação . Portanto, é exatamente aí que precisamos iniciar a conscientização e capacitação para um turismo mais seguro.

A chamada pública para os cursos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre segurança turística estará aberta até 30 de junho no site da ONG Férias Vivas. Serão selecionados cinco cursos no primeiro semestre e sete cursos no segundo semestre de 2024.

Não podemos esquecer que, quando falamos de segurança turística, estamos nos referindo a valorizar acima de tudo a vida do turista e do profissional de turismo.

Por Aline Bammann, porta-voz do Aplicativo EU VIVI

Download Google Play
Download App Store

O APP EU VIVI

O APP EU VIVI é uma ferramenta gratuita e colaborativa de mapeamento da segurança em atividades turísticas no Brasil.

Com este aplicativo, você pode compartilhar e consultar em tempo real situações de riscos, acidentes e boas práticas!

Nosso objetivo é acompanhar turistas e profissionais de turismo na prevenção de acidentes, garantindo, assim, segurança e tranquilidade para suas viagens.

0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos