Project Description
CHAPADA DIAMANTINA
O QUE SABER ANTES DE IR
Fazer turismo na Chapada Diamantina é um imersão para um ambiente de paz e contato com tudo que a natureza possui de mais bonito para oferecer, através de trilhas você vai conhecendo cada vez mais sobre a história local que vai sendo contada pelas grutas, paisagens, cachoeiras, rios, montanhas e muito mais.
Para conhecer os encantos da Chapada Diamantina é indispensável contratar um profissional qualificado para acompanhar você durante a visita, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é extenso (mais de 150.000 hectares) e possui diversas trilhas para cada nível de turista, com o acompanhamento de um guia a sua experiência em meio a natureza é feita de forma adequada para o seu nível e preparo físico. Além disso o profissional possui os conhecimentos necessários para agir em situações atípicas e conhecimentos avançado sobre a região.
Diversas empresas oferecem os mais diversos passeios e atividades que a Chapada Diamantina tem para oferecer, por isso é muito importante que você turista busque as que zelam pela sua segurança, empresas que trabalham dentro das normas obrigatórias de segurança são capacitadas para reconhecer e minimizar os ricos.
A Nas Alturas é uma empresa que opera seus diversos roteiros de forma responsável, segura e sustentável. Além de possuir A Certificação ISO21101, que é um dos requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo assim é uma empresa que busca sempre pelo o bem estar do turista e um bom treinamento de sua equipe.
Você já sabia que existe uma norma criada para definir regras de segurança para passeios de aventura?
Pergunte sempre a empresa que vai prestar os serviços está operando dentro da norma ABNT 21.101. Esta é a norma que define os requisitos de Sistema de Gestão de Segurança para o turismo de aventura. Um empresa operando dentro das normas irá realizar previamente a avaliação dos riscos das atividades e oferecer equipamentos de proteção de individual. Além de realizar o correto treinamento da equipe e se preparar com protocolos de atendimento emergencial, para colocar em prática se necessário.
Caso não receba orientações sobre a sua segurança ou caso tenha a impressão de que o local está descuidado, desista do passeio. E, principalmente, não escolha só pelo preço. No turismo, o barato sai caro! Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.
DICAS PRECIOSAS
- Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
- Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
- Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
- Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.
- Em destino de ecoturismo o contato com a natureza e com os animais é frequente, por esse motivo é muito importante que o turista se vista de forma adequada. Tênis fechado, boné/chapéu, protetor solar, roupas leves e água são indispensáveis, esses itens são responsáveis por um passeio mais seguro e tranquilo.
- Ao fazer trilhas o ideal é usar tênis próprio para caminhada, e lembre se o tênis for novo é necessário amacia-lo pelo menos uma semana antes da viagem.
Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.
O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.
Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.
A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. Parte do lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.
CHAPADA DIAMANTINA
O Parque Nacional da Chapada Diamantina abriga um cenário montanhoso fascinante para os amantes de ecoturismo, o lugar abriga espécies raras de plantas que variam de ecossistemas como o Cerrado, Caatinga e a Mata Atlântica. Os animais na região também são bem diversificados, mas os pássaros são um show a parte, a Chapada é o lar desses pequeninos, principalmente na região do Mucugê onde estão especies belissimas de beija-flores, se você é fã de aves não pode deixar de praticar birdwatching nesse paraíso.
As trilhas e suas paisagens parecem pinturas de tão lindas, você se encanta ao olhar para qualquer direção. Após caminhar pelos cenários deslumbrantes do parque você não se sentirá mais a mesma pessoa, o ar puro e o sentimento de liberdade que a atmosfera da Chapada Diamantina emana é genuína e transformadora.
A Chapada além da sua natureza exuberante, também guarda muita história em seus sítios arqueológicos rupestres, que são preservados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e em suas grutas como a famosa Gruta da Lapa Doce, que possui belíssimas formações rochosas milenares nas rochas calcarias do interior da gruta, é um museu natural.
As cachoeiras e lagos do parque são encantadoras, águas cristalinas, mas com tons diversificados em cada área do parque, azul turquesa na como na Gruta da Pratinha e avermelhadas (devido a grande concentração de ferro) aos pés da Cachoeira da Fumaça. Um banho nas águas da Chapada Diamantina é revigorante e muito especial.
Ao final da visita, você percebem o quão grandiosa é a natureza e como a cultura da região é enriquecedora.
“Vendo a Nas Alturas antes e depois, eu não conseguiria imaginar ter uma agência hoje sem um sistema de gestão de segurança implantado.”
INFORMAÇÃO SALVA VIDAS
A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.
Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.