Project Description
JERICOACOARA
POR QUE VISITAR JERICOACOARA?
Jericoacoara ou simplesmente “Jeri” como é mais conhecida, é um dos destinos nacionais que mais ganharam destaque nas últimas décadas. Não é para menos, afinal o lugar é um verdadeiro paraíso e já foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do mundo pelo jornal Washington Post.
Localizada à 300km de Fortaleza, o local encanta os turistas brasileiros e estrangeiros com suas belezas naturais, que incluem praias, dunas e lagoas. Há alguns anos atrás, Jeri era apenas uma vila de pescadores de difícil acesso e sem estrutura turística. Hoje esse cenário simples ainda se faz presente e a vila permanece sendo um local rústico, onde o acesso é feito somente através de veículos 4×4 que atravessam caminhos de areia. As ruas permanecem com pouca iluminação e chão de areia, o que nos trás um clima agradável e aconchegante ao local. Com o reconhecimento e crescimento do destino, a vila se tornou mais moderna ao passar do tempo e oferece uma ótima infraestrutura com diversas opções de hotéis, restaurantes e bares, desde os mais simples, até os mais sofisticados e luxuosos.
O QUE SABER ANTES DE IR
Conhecer Jericoacoara é o sonho de muita gente. O destino é realmente único no mundo. Escolha perfeita para uma lua de mel e nada deixa a desejar para uma viagem entre amigos.
A viagem até lá faz parte do relaxamento. Localizado no oeste do Ceará, fica a 300 km de Fortaleza. A infraestrutura é de primeira e é fácil perceber que o turismo é a prioridade do local. Embora seja visto como um destino caro, na verdade tem sim como aproveitar em diferentes faixas de orçamento. Quanto mais se informar e pesquisar, melhores serão as suas chances de escolher um bom custo-benefício sem cair em roubada. Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.
COMO CHEGAR
É possível chegar no local através do Aeroporto de Fortaleza ou do Aeroporto de Jericoacoara que começou a operar em 2017. Ao optar por chegar em Fortaleza, é necessário contratar um serviço de transfer até Jeri. A viagem dura em média 5 horas. Não é recomendado ir com veículo próprio pois os carros acabam atolando na areia e o caminho não é fácil para pessoas que não conhecem e não tem experiência.
O Aeroporto de Jericoacoara é a forma mais fácil e simples de chegar em Jeri atualmente, porém, não há muitas opções de voos. Chegando através desse aeroporto, é possível pegar um transfer compartilhado ou privado e em 30 minutos já estará na vila.
Atenção: apenas buggy e veículos 4×4 credenciados são permitidos circular pela vila.
QUANDO VISITAR
Jericoacoara é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano. Por ser um local famoso, a vila atrai mais turistas nos feriados e finais de semana e também nas férias de Dezembro, no Réveillon e Carnaval, onde conta com diversas festas famosas e luxuosas. A quantidade de chuvas é maior no primeiro semestre do ano e os meses de Março e Abril são mais chuvosos. A melhor época para visitar esse destino é o segundo semestre, onde praticamente não chove e é possível aproveitar o calor com dias ensolarados e quentes.
DICAS PRECIOSAS
- Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
- Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
- Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
- Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.
Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3960 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.
JERICOACOARA – CEARÁ
Um destino que reflete todos os melhores sonhos dos apaixonados pela natureza. O charme de Jeri está nas dunas de areia fina que se encontram com o mar no por-d0-s0l, atraindo todos no fim de tarde. A região oferece também lagoas cristalinas que possuem o poder de lavar a alma e deixar o stress rotineiro no esquecimento.
Toda a vila que é voltada para a atividade turística fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Para chegar na vila são usadas as estradas internas de areia, pelas quais o acesso é possível somente para veículos com tração nas quatro rodas (4×4) ou bugues. Fazem parte da região ecossistemas estuarinos, mangues e lagoas. São mais de 131 espécies de aves e 76 espécies de animais aquáticos. A unidade de conservação é também lar de espécies ameaçadas como a tartaruga-cabeçuda, a tartaruga-de-pente, a tartaruga-oliva. Aliás, o nome Jericoacoara vem do Tupi e significa “moradia das tartarugas”. A preservação ambiental é a palavra de ordem. Por isso, algumas regras de segurança precisam ser respeitadas.
PRESERVAÇÃO E NORMAS DE PROTEÇÃO
Jericoacoara foi declarado como Área de Proteção Ambiental (APA) em 1984. Em 2002 foi criado o Parque Nacional de Jericoacoara (Parna) que conta com uma área de 200 Km² e assegura a preservação dos recursos naturais, proíbe a caça de animais, da pesca predatória ou de qualquer tipo de poluição. Também possibilita a realização de pesquisa cientifica e o desenvolvimento de turismo ecológico e educação ambiental.
O parque possui normas especificas que visam à conservação e preservação da biodiversidade e do seu patrimônio natural. Dentro do parque é proibido:
- Trânsito de veículos automotores sobre dunas fixas ou móveis;
- Deixar lixo nos locais visitados;
- Coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre;
- Fazer fogueiras no interior do parque.
O Parque Nacional de Jericoacoara é administrado atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).
GASTRONOMIA E HOTELARIA
A vila é rústica e conta com opções simples e também com opções luxuosas de hotéis, pousadas e restaurantes.
Algumas acomodações estão localizadas na beira da praia e outras mais afastadas, no entanto, no geral é tudo muito perto e acessível com pequenas caminhadas.
Os restaurantes contam com um ar e decoração rústica, bem típica em Jericoacoara. É possível encontrar diversas opções de comida e com preços variados. A comida regional de Jeri é composta por frutos do mar, moquecas de peixe e de camarão. Como há viajantes do mundo todo visitando a vila, também é possível encontrar pratos da cozinha internacional.
O QUE FAZER EM JERICOACOARA?
A vila conta com diversas praias e lagoas de água doce que encantam por sua beleza natural e águas cristalinas.
Os passeios se dividem entre lado oeste e leste e são feitos de buggy. No passeio pelo lado oeste, é possível visitar a Lagoa de Tatajuba e no litoral leste está a Praia do Preá, a Lagoa Azul e a famosa Lagoa do Paraíso.
Lagoa do Paraíso
A Lagoa do Paraíso é uma das principais atrações da região e é considerada uma das melhores praias do Brasil. Diversos estabelecimentos colocam redes no mar para os visitantes aproveitarem, onde é possível relaxar e aproveitar a lagoa ao mesmo tempo.
Duna do Pôr do Sol
A Duna do Pôr do Sol está a 10 minutos da Praia Principal da vila e é também outro passeio imperdível. Uma legião de pessoas sobe até o alto da duna no final da tarde para apreciar o pôr do sol. Um verdadeiro espetáculo.
Pedra Furada
A Pedra Furada é o cartão postal de Jericoacoara. A pedra conta com uma fenda no meio, e no período de 15 de julho à 15 de agosto, é a melhor época para fotografar o sol encaixado bem ao centro do buraco. É possível chegar ao local andando, no entanto, é composto por subidas e descidas e acaba sendo cansativo. No final, a vista é gratificante e compensa o esforço.
PASSEIOS DE BUGGY
A sua segurança dependerá 100% do serviço contratado
Acidentes envolvendo buggy ou veículos que transitam em dunas estão se tornando cada vez mais comuns no Ceará.
A fiscalização ineficiente é um dos motivos para a incidência de casos. Conforme levantamento de 2016 realizado pela Tribuna do Ceará, dos 21 municípios do litoral do estado, 12 não possuíam departamento de fiscalização de trânsito, conforme determina a legislação. Ou seja, o trânsito nas faixas de praia, permitido somente a buggys credenciados, e em áreas pré-determinadas, fica sem planejamento e fiscalização.
Irregularidades por parte dos bugueiros também são frequentes. Tanto em relação à manutenção dos veículos quanto à quantidade de passageiros, que muitas vezes ultrapassam o número permitido. Além disso, é frequente se aventurarem em rotas não autorizadas e em manobras arriscadas.
Você como turista responsável e consciente, sob nenhuma hipótese, poderá contratar o passeio apenas pensando no menor custo. Saiba negociar, mas não escolha só pelo preço. Fuja de acordos com motoristas informais ou veículos irregulares. É de responsabilidade dos consumidores procurarem uma agência registrada no CADASTUR e informar-se com a Associação de Bugueiros da cidade.
Hoje, a gestão de riscos ainda é um tema pouco discutido pelo fato de não haver uma divulgação ampla dos acidentes de turismo. Passa-se uma impressão errada de que se trata de um problema esporádico. Por isso fique atento, acompanhe nossos conteúdos e entre em contato se tiver dúvidas.
JERICOACOARA DURANTE A PANDEMIA
Jericoacoara foi o primeiro município do Ceará a iniciar a quarentena e a restringir a entrada de turistas, mesmo com o turismo como principal fonte de renda da cidade. A vila apresenta uma das menores taxas de letalidade e mortalidade do Ceará, com redução no número de casos e retomou os serviços turísticos na região. Os meios de hospedagem estão autorizados a fazer reservas, desde que sigam todos os protocolos sanitários. Restaurantes e barracas de praia podem funcionar com 50% de sua capacidade.
O turismo consciente continua sendo algo importante em qualquer viagem no momento atual. Por isso, respeitar todos os protocolos de segurança, use sempre máscara e álcool em gel.As pessoas que visitaram Jericoacoara e fizeram os passeios relatam que foi uma experiência inesquecível e incrível. Eles mencionam e destacam que o mais lindo de Jeri não é a praia principal, e sim o pôr do sol na duna, a Pedra Furada e as lagoas. A noite também é algo que encanta esses viajantes e o clima rústico e moderno ao mesmo tempo, com um toque elegante e sofisticado fazem os turistas vivenciarem momentos especiais.
Para sua segurança, procure sempre agências de turismo e guias credenciados para realizar passeios ou atividades no destino.
Dicas adicionais para uma viagem tranquila :
– Em Jericoacoara não há bancos ou caixas eletrônicos, por isso, é importante que o turista leve dinheiro em espécie;
– Cartões de crédito e débito geralmente são aceitos nos estabelecimentos;
– É cobrada uma taxa para visitar o local no valor de R$ 30,00 no período de um a sete dias de viagem. Caso o visitante passe mais de uma semana, será cobrada uma taxa extra de R$ 3,00 por pessoa a cada dia excedido. Idosos e crianças estão isentos da taxa. Essa taxa é para promover o turismo sustentável, com o objetivo de financiar a infraestrutura necessária para moradores e turistas. É possível encontrar mais informações e pagar previamente no site https://www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br/
– É importante levar roupas e calçados leves e confortáveis, além de um protetor solar.
Busque se informar sobre atualizações de abertura e protocolos de segurança de cada local visitado diretamente com os operadores.
JERI EM FAMÍLIA
A Fernanda nos conta como foi sua viagem:
“Conheci Jericoacoara em 2015 em uma viagem com a minha irmã. Pude vivenciar momentos incríveis e inesquecíveis. Lembro que adorei a Duna do Pôr do Sol e também o passeio até a Lagoa do Paraíso, além de adorar andar pela vila na parte da noite e desfrutar da gastronomia local. Também gostei do ambiente rústico, da tranquilidade, calmaria e paz que Jericoacoara nos trás.
É importante procurar e contratar agências e guias de turismo credenciados para garantir a segurança na viagem. Verificar também o buggy, se o motorista possui registro para atuar, se o veiculo está seguro para realizar o passeio e lembre-se da importância de usar cinto de segurança.
Se preocupar com segurança é uma forma de evitar acidentes, por isso, sempre contrate serviços credenciados e aproveite sua viagem com conforto e sem preocupações”
Todas as dicas e sugestões deste post foram construídas especialmente para seu planejamento de viagem. Este trabalho foi feito pela Associação Férias Vivas em conjunto com a voluntária e turismóloga Fernanda Arrelaro.
JERICOACOARA, O PARAÍSO É AQUI!
Com paisagens deslumbrantes e inesquecíveis, águas cristalinas e uma infraestrutura sofisticada de hotéis e restaurantes, Jericoacoara é um dos melhores destinos brasileiros para visitar.
O local está cercado por lagoas de água doce com temperatura morna, mar transparente e calmo, com enormes dunas onde é possível assistir um espetáculo a parte que é o pôr do sol mais bonito do Ceará. Possui um cenário único com mangues, rios, lagoas, rochas recortadas pela ação das ondas do mar, ventos que reviram águas e brincam com as gigantes dunas, oferecendo um local ideal para práticas de windsurf e o kitesurf. Inclusive, é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do windsurf segundo a revista Windsurfing Magazine.
Jericoacoara encanta todos os públicos e idades. É possível aproveitar dias quentes e ensolarados em um ambiente único, calmo, tranquilo e rústico.
E aí, você já incluiu Jericoacoara como seu próximo destino?
Se preocupar com segurança é uma forma de evitar acidentes, por isso, sempre contrate serviços credenciados e aproveite sua viagem com conforto e sem preocupações
INFORMAÇÃO SALVA VIDAS
A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.
Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.