Project Description
VISCONDE DE MAUÁ
POR QUE VISITAR VISCONDE DE MAUÁ?
Contato com uma natureza bem cuidada em trilhas, cachoeiras é o grande destaque. Em meio a muito verde, a tranquilidade. É um destino para todos os públicos que buscam estar fora do agito de cidades grandes. Realmente, um lugar com pessoas acolhedoras e muito romântico. Mas o destino não atrai somente casais, ele é também procurado por famílias completas e grupos de amigos.
Você irá se surpreender pelas opções gastronômicas que fogem da mesmice com preços variados. Inclusive há alguns restaurantes com premiações diversas.
QUAIS SÃO AS MELHORES ÉPOCAS PARA VISITAR?
As temperaturas nunca são muito altas mesmo no verão, porém o sol da montanha é sim quente.
Entre novembro e março, há incidência de chuvas, porém à noite, as temperaturas não caem tanto.
Entre abril e outubro, o tempo é mais seco não havendo muita precipitação, mas as temperaturas noturnas podem chegar a 2 graus. É um local onde você pode levar suas botas, gorro e cachecol. Um número enorme de pousadas dispõe de lareiras nas acomodações.
O QUE SABER ANTES DE IR
A sua experiência dependerá da empresa contratada e da infraestrutura do destino visitado. Por isso fique atento, pois a falta de fiscalização no Brasil deixa o turista correr riscos desnecessários. Além disso, permite que muitos estabelecimentos operem sem sequer saber que há regras mínimas obrigatórias de segurança. Estabelecimentos estes que não estão preocupados em atuar de forma legalizada, e muito menos em treinar suas equipes, realizar manutenção de seus equipamentos ou zelar pelas famílias que hospedam. Prestadores de serviços que não possuem qualificação não sabem reconhecer uma situação de risco e não estão aptos para imprevistos e emergências.
Você já sabia que existe uma norma criada para definir regras de segurança para passeios de aventura?
Pergunte sempre a empresa que vai prestar os serviços está operando dentro da norma ABNT 21.101. Esta é a norma que define os requisitos de Sistema de Gestão de Segurança para o turismo de aventura. Um empresa operando dentro das normas irá realizar previamente a avaliação dos riscos das atividades e oferecer equipamentos de proteção de individual. Além de realizar o correto treinamento da equipe e se preparar com protocolos de atendimento emergencial, para colocar em prática se necessário.
Caso não receba orientações sobre a sua segurança ou caso tenha a impressão de que o local está descuidado, desista do passeio. E, principalmente, não escolha só pelo preço. No turismo, o barato sai caro! Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.
DICAS PRECIOSAS
- Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
- Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
- Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
- Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.
A EXPERIÊNCIA DE QUEM JÁ FOI
A Andreia Menezes nos conta como foi sua viagem realizada em 2021: “Voltei renovada de lá devido a paz que se experimenta por sua natureza.”
“Em poucos dias não se consegue conhecer todos os restaurantes recomendados pois são muitos e de muito bom gosto: Bistrô das Meninas, Vila Oliva (onde há produção de azeite artesanal), Babel (já visitado por Rodrigo Hilbert da GNT), Filho da Truta, Cogumelo Bristrô, Rosamarinus, Zucchine, sem falar em alguns poucos que nem abrem para o público que não estiver hospedado no seu estabelecimento. Alguns desses restaurantes estão no centrinho, outros com acesso mais difícil. E vários estão ao lado do rio tendo assim uma vista agradável da janela.
Não se pode deixar de passar nessas:
1 Casa das Velas – 1,5 do centrinho. Tamanhos, formatos e cores variados para lindos presentes.
2 Fábrica de chocolate na mesma estradinha.
3 Lojas de cerâmica.
4 Trutários. São 2 na região: Truta da Montanha, caminho para cachoeira Santa Clara quase no limite do Parque Itatiaia e Truta Rosa.
Pode-se aventurar por trilhas, banhar-se em rios ou só descansar ao lado das diversas cachoeiras. Se estiver com carro com tração nas quatro rodas, melhor ainda. Do contrário, há agências na cidade que fazem os diversos passeios. No centrinho, opções de lojinhas de roupas, artesanato, decoração, calçados e comidinhas típicas serranas como geleias, pastas, queijos, doces, etc. À noite, uma infinidade de ótimos restaurantes.
Curiosidade sobre Visconde de Mauá é a consciência ecológica dos moradores. Na pousada que ficamos, havia lixeiras para descarte de 4 diferentes tipos de materiais: orgânico, papel limpo, lixo cinza e plástico. E segundo o gerente, é uma prática em várias hospedarias.
Visconde de Mauá é desses lugares que a visita não pode ser muito curta devido às inúmeras atrações.”
SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR
Algumas cachoeiras como Escorrega, Poção da Maromba, Santa Clara e Alcantilado (essa última é propriedade particular que preparou o local para segurança dos visitantes instalando corrimões e proteção no caminho ao longo da cachoeira) são acessíveis facilmente e com qualquer tipo de veículo.
Para visitar cachoeiras do Marimbondo, Toca da Raposa, contrate agência local que dispõe de veículos capazes de andar em estradas não asfaltadas. Outra atração é a caminhada para o Pico da Serra Pelada que presenteia o visitante com bela vista da região.
As atrações mais conhecidas não apresentam terreno inseguro a não ser que o turista se aventure fora das áreas de contemplação e banho. Somente Alcantilado tem terreno íngreme para se chegar ao topo porém há infraestrutura de segurança como corrimões, degraus com pedras e pequenas pontes feita pelos proprietários.
Há agências que oferecem rafting, boia cross, passeios de jipe, passeios de cavalo ou simplesmente guiamento em trilhas. E busque sempre profissionais registrados.
Quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3960 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à negligência de operadores locais e à imprudência de turistas.
Todas as dicas e sugestões deste post foram construídas especialmente para seu planejamento de viagem. Este trabalho foi feito pela Associação Férias Vivas em conjunto com a voluntária e turismóloga Andreia Menezes.
INFORMAÇÃO SALVA VIDAS
A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.
Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.