Project Description

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO

ANIYAMI DMC

Contexto

A Aniyami DMC é uma empresa do setor de turismo que oferece experiências de viagem criativas e responsáveis ​​no Brasil, com criação de produtos sob medida e de alto padrão. Ela é especialista em trazer clientes estrangeiros ao Brasil e conta com escritórios de venda na Europa, sendo responsável por receber seus clientes tanto para viagens de lazer como para viagens de incentivo. Por ser uma Destination Management Company (DMC), a empresa se encarrega de todas as etapas e serviços necessários para atender os viajantes.

Isso significa que sua preocupação com a segurança das atividades envolve desde o treinamento dos guias e a manutenção dos meios de transporte até o planejamento completo das atividades. Para se destacar no mercado a equipe da Aniyami DMC cria roteiros criativos, com foco em qualidade e responsabilidade social, o que envolve naturalmente uma seleção cuidadosa de seus mais de 100 fornecedores.

Desafio

Criar um plano de gerenciamento de risco e um plano de ação de emergência para a Aniyami DMC atendendo a exigências de mercados internacionais, entre eles Japão e Europa.

Solução

A primeira etapa foi elaborar diretrizes que norteassem a política de gestão da segurança da empresa. Dentre os produtos e serviços entregues constam: Plano de Gerenciamento Risco, Plano de Atendimento a Emergência, além de um documento de orientação aos viajantes e um script utilizado pelo serviço de atendimento 24h da agência.

Indo além, a Férias Vivas Consultoria desenvolveu um guia de orientações de políticas internas para a Aniyami DMC de maneira a garantir a boa execução de etapas fundamentais para a implementação e monitoramento dos planos junto a seus fornecedores.

Os documentos finais disponibilizados em inglês pela Férias Vivas Consultoria contribuíram para valorizar a relação comercial da Aniyami DMC perante aos seus clientes internacionais.

Fizemos uma coleta de informações em todos os atrativos da cidade e vimos que todos possuem um plano de ação em emergência que tivemos acesso. Depois de conhecer os planos dos atrativos, fizemos um documento que visa orientar nossos guias no destino sobre como agir em casos de acidentes.

LUZIMAR DEL'REI • DIRECTOR OF PRODUCT & OPERATIONS

Sobre a consultoria

Silvia Basile

Constituída em 2002, a Associação Férias Vivas trabalhou na criação e elaboração de 41 Normas Técnicas ABNT NBR de Turismo de Aventura, sendo 17 Normas Técnicas internacionais ABNT NBR ISO, criando-se assim padrões de qualidade e segurança nas atividades de turismo de aventura no Brasil. Juntamente com 2o anos de atuação na área de conscientização e prevenção de acidentes no turismo, esta vivência proporcionou aos consultores da Associação Férias Vivas a capacidade analítica e a experiência prática para a implantação de projetos de gerenciamento de risco em destinos de turismo. A articulação desta entidade social com o setor público se faz eficaz ao comprovar que iniciativas de sensibilização e gestão da segurança são essenciais para o desenvolvimento responsável do turismo.

SAIBA MAIS
  • sbasile@feriasvivas.org.br