Project Description

ANÁLISE CRÍTICA PARA CURSO DE CONDUTORES DE AVENTURA

SENAC SP

Contexto

O Senac, ou Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo, é uma instituição de renome no cenário educacional brasileiro. Com uma trajetória de mais de sete décadas, o Senac é referência na formação profissional, oferecendo cursos presenciais e a distância, em diversas áreas do conhecimento, que vão da formação inicial e continuada à pós-graduação. Para isso, a instituição conta com mais de 17 mil docentes e mais de um milhão e meio de alunos. 

O Senac é reconhecido por sua excelência técnica e compromisso com o desenvolvimento profissional, contribuindo significativamente para a qualificação e a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho. Neste sentido, a instituição busca aprimorar-se constantemente e criar inúmeras parcerias técnicas e profissionais. Recentemente a sua coordenação de turismo e hospitalidade, identificou a necessidade de aprimorar seu repertório e ofertas na área de segurança em turismo e para isso.

Desafio

O SENAC percebendo a necessidade de uma nova proposta pedagógica com foco na Segurança do turismo no curso Condutor de Turismo de Aventura, buscou a Consultoria Férias Vivas para esse aprimoramento técnico. 

Solução

A Consultoria propôs a revisão técnica qualificada do curso Condutor de Turismo de Aventura no que concerne a segurança em turismo na perspectiva das Férias Vivas.

Como estratégia a Consultoria trabalhou sobre o plano pedagógico de curso visando o alinhamento do mesmo em todas as unidades em que é oferecido. A Revisão foi feita com o objetivo de incluir os seguintes eixos estratégicos: cultura da segurança, atendimento e experiência turística, gestão de crises e gerenciamento de risco. Para dar suporte ao professor foram propostas situações de aprendizagem para a sala de aula para abordar o tema incluindo referências de materiais e ferramentas em formatos multimídia, além de suporte bibliográfico. 

Sobre a consultoria

Silvia Basile

Constituímos, em 2002, a Associação Férias Vivas que já trabalhou na elaboração de 41 Normas Técnicas ABNT NBR de Turismo de Aventura, sendo 17 Normas Técnicas internacionais ABNT NBR ISO. Junto com embaixadores e parceiros, criamos assim padrões de qualidade e segurança nas atividades de turismo no Brasil. Em 20 anos de atuação na área de conscientização e prevenção de acidentes no turismo, esta vivência proporcionou aos consultores da Associação Férias Vivas a capacidade analítica e a experiência prática para a implantação de projetos de gerenciamento de risco em destinos de turismo. Nossa articulação com o setor público se faz eficaz ao comprovar que iniciativas de sensibilização e gestão da segurança são essenciais para o desenvolvimento responsável do turismo.

  • sbasile@feriasvivas.org.br