PORTA-VOZ

HENRIQUE BAUMGARTNER

O Henrique chegou em Gonçalves-MG já com a intenção de trabalhar com ecoturismo e confiando no potencial que a região tem para oferecer atividades de imersão na natureza. Ele leva para seu trabalho a importância da conscientização ambiental: o conhecimento da fauna e flora local e o respeito pelas áreas nativas preservadas. Aos poucos, adotou a região como lar e criou junto com a Thaynara Siqueira um modelo exemplar de operação turística: a Mantiqueira Ecoturismo.

Sua ética profissional é pautada pela formação ambiental e pela preocupação com a segurança. A busca por disseminar seus conhecimentos permite que ele faça uma verdadeira contribuição pela segurança turística da região. O Henrique está se especializando na área de resgate em áreas remotas, E vale destacar seu trabalho com simulados de resgate, como o feito na Pedra do Baú, onde ele está analizando a eficácia do plano de atendimento de emergência.

Sempre buscando se aperfeiçoar na área, o Henrique possui hoje um repertório de cursos invejável:

  • Técnico em Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul pelo ETEC
  • Gestor de Turismo pelo Instituto Federal
  • Infraestrutura para Turismo de Observação de Aves pela Maritaca Expeditions
  • Condução em trilhas e Roteiros pelo SENAR
  • Curso de Competências Mínimas de Líderes pela ABETA
  • Manejo e Identificação de Cobras Peçonhentas
  • Primeiros Socorros – Suporte Básico à Vida pela Cruz Vermelha
  • Primeiros Socorros em Áreas Remotas pela Wilderness Medical Associates International
  • Primeiros Socorros pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
  • Brigadista pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais
  • Brigadista para incêndio em coberturas vegetais pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
  • Técnico de segurança do trabalho
  • Segurança e gestão de risco no turismo de aventura

O Henrique é também fundador do SOMA, Grupo Voluntário de Busca e Salvamento para Turismo de Aventura na Serra da Mantiqueira. Quando acontece um acidente na região, ele é muitas vezes o primeiro a ser acionado, realizando técnicas de resgate, primeiros socorros e atuando para sensibilizar os turistas da região em relação aos riscos das atividades. Esse trabalho envolve a gestão pública local, o treinamento de condutores de turismo e a articulação com a defesa civil e o Corpo de Bombeiros dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

POR QUE O MAPEAMENTO DA SEGURANÇA TURÍSTICA É TÃO IMPORTANTE?

O mapeamento da segurança turística ajuda a conhecer de forma mais objetiva a realidade na segurança do turismo nos destinos, sendo uma ferramenta muito útil para ajudar os visitantes a evitar situações de risco e encontrar iniciativas seguras em suas viagens, além de servir aos operadores e gestores locais como base de estudo para direcionar ações que visam um turismo mais seguro a todos.“

HENRIQUE BAUMGARTNER

Porta-voz do Aplicativo EU VIVI



0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos