ASSOCIAÇÃO FÉRIAS VIVAS
Desde sua fundação, em 2002, a Associação Férias Vivas se envolveu na elaboração de projetos no âmbito municipal, estadual e federal sobre planejamento estratégico para a segurança turística.
Do levantamento de acidentes em serviços turísticos para subsidiar o planejamento de ações de prevenção de acidentes em todo o país à primeira implementação do Sistema de Gestão da Segurança no Parque dos Sonhos, em Socorro-SP, cada projeto se tornou uma vitrine da aplicação prática da prevenção de acidentes e segurança como diferencial de qualidade e motor para a profissionalização e desenvolvimento da atividade turística em toda a região.
Ficamos muito felizes a cada solicitação que a Férias Vivas recebe dos órgãos públicos e empresas interessados em desenvolver atividades turísticas com maior segurança e pelo reconhecimento ao longo desses anos de atuação.
Uma nova fase para o setor de turismo e para a Férias Vivas
No ano de 2020, nossa equipe viu crescer o interesse e o comprometimento da gestão pública na articulação de ações de segurança turística. Frente aos desafios impostos pela pandemia, os órgãos públicos se tornaram verdadeiros aliados do empresariado, disseminando protocolos de segurança sanitária e criando uma gestão participativa de análise de riscos.
O setor de turismo tem se mobilizado e se reestruturado para voltar mais preparado e consciente. A segurança entrou em pauta de vez. Mesmo em situações de poucos recursos, os destinos estão se aproximando da visão de prevenção de riscos no longo prazo defendida pela Associação Férias Vivas.
Tomamos, assim, uma decisão estratégica de poder transformar nossa expertise em uma fonte de recursos para impulsionar os projetos de sensibilização da ONG Férias Vivas, com destaque para o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa de mapeamento da segurança turística, concebida, desenvolvida e mantida desde 2017 pela Associação Férias Vivas.
DOCUMENTAÇÃO LEGAL DISPONÍVEL
CND TRIBUTOS IMOBILIÁRIOS
CPEN – CONJUNTA RFB-PGFN – GESTAO NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À DÍVIDA ATIVA DA REUNIÃO
CND DE FGTS
CND ESTADUAL
CND FEDERAL
CND MUNICIPAL
CND TRABALHISTA
70.20-4-00 – Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica.
82.30-0-01 – Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.
85.99-6-04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.
85.99-6-99 – Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente.
OBJETIVOS ESTATUTÁRIOS QUE TRADUZEM O TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO:
PUBLICAÇÕES:
Acidentes em Turismo: Casos Reais: O livro incentiva o leitor à reflexão sobre a segurança no turismo. Consiste em três capítulos teóricos e 20 casos reais para estudo sobre suas causas e medidas de prevenção. Sua divulgação tem sido um grande sucesso e é a única publicação a tratar do tema no Brasil. O livro é usado como material didático em importantes faculdades do país.
Ebook Segurança Turística: Soluções para Gestores Públicos, foi elaborado especialmente para você que trabalha na gestão pública e quer melhorar o padrão de qualidade do turismo no seu destino.
PROJETOS E ATESTADOS DE EXECUÇÃO
Foram inúmeras palestras de sensibilização tanto em destinos consolidados como em municípios que ainda estavam descobrindo seu potencial turístico. Foram realizadas capacitações de empresários e proprietários de atrativos naturais, destacando a responsabilidade (civil, penal, objetiva e solidária) de cada participante e criados planos de gerenciamento de risco para agências de turismo.
Realização de Produtos Integrados para Fomento a Segurança no Turismo em Botucatu
Capacitação Técnica e Capacitação Operacional – IDEC Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Projeto para Prevenção de Acidentes no Turismo em Socorro
Gerenciamento de Riscos para Trilha do Gato – Praia de Castelhanos
Implementação do Sistema de Gestão da Segurança no Parque dos Sonhos – Socorro
PALESTRANTE
Silvia Basile, como diretora-presidente da Associação Férias Vivas, é reconhecida nacionalmente por sua contribuição na criação de padrões internacionais de segurança no turismo. Coordena a norma ABNT NBR ISO 21.101 para o Sistema de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura e foi responsável pelo primeiro projeto de implementação dos protocolos de gestão da segurança em Socorro/SP. Ela contribui com sua experiência para o desenvolvimento de ações de segurança turística, visando aprimorar as práticas e promover um ambiente mais seguro para os turistas.
Silvia Basile possui diversos certificados relevantes que atestam sua especialização na área de segurança turística, destacamos alguns deles abaixo:
Certificado de Participação – 3º Simpósio sobre Certificação em Turismo de Aventura – 8º Adventure Sport Fair
PALESTRANTE
Sabrina Saltori é turismóloga, e atua como consultoria técnica de segurança turística na frente de consultoria da Associação Férias Vivas. Sua expertise inclui gestão de projetos adquirido enquanto preseidente do Interact Club de Jundiaí, ligado ao Rotary Club. Recebeu o prêmio Anhembi Honors durante o bacharelado em Turismo na Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente, pesquisa segurança turística municipal, demonstrando comprometimento e habilidades notáveis nessa área.
Certificado
Palestra – Da matéria prima ao produto turístico: um olhar para a segurança turística,
Publicação